quarta-feira, 23 de maio de 2012

Porque as contas fazem-se e no fim : treinador


Agora que acabou a época podemos avaliar o trabalho feito em Alvalade, ontem falei de quem dirige, hoje vou falar de quem treinou a equipa..
Como treinado começou a época Domingos Paciência, e com ele todos os sportinguistas acreditavam que viria o tão esperado sucesso.
Puro engano, passados poucos mais de 6 meses já Domingos deixava Alvalade, num processo pouco transparente, tendo em conta as palavras de Godinho na altura e mais ainda agora com as declarações de Paulinho.O que esteve por trás dos bastidores não sei, apenas sei o resultado do seu trabalho dentro das 4 linhas, este começou aos trambolhões, encarrilou bem ate ao jogo na praça de touros onde fizemos uma das melhores exibições da época, mas injustamente perdemos, o futebol é assim.Dai para a frente foi o descalabro total, não tendo tido Domingos mão na equipa afundando-se na sua teimosia tatica, e nas suas próprias conviccçoes.O resultado em campo foi o que se viu, e cada vez mais se notava que os jogadores não estavam com ele.A corda tanto esticou que teve que partir, e quanto a mim bem, Domingos não era treinador para o Sporting, essa e agora minha convicção, mas admito que também era minha convicção que era a pessoa certa no inicio da época.Por isso não condeno a direçao pela sua demissão, falhou. ponto!
Teve que rapidamente se arranjar uma soluçao interna e essa escolha caiu em Sá Pinto.Com Sá Pinto mudou principalmente a entrega dos jogadores, a forma como todos encaravam o jogo.Mudou o Sporting tacticamente para melhor, sobretudo percebendo que com defesas tão lentos seria impossível ao Sporting jogar continuamente a atacar, com as linhas muito subidas e impondo outro ritmo no meio campo leonino, onde o Sporting passou a jogar muitas vezes com 2 homens nas costas de Matias, ao contrario de Domingos que muitas vezes fazia descair Matias para a direita para colocar por exemplo Carriço, Elias e Schaars no meio campo, claramente gente a mais.Muita gente pode dizer que com Sá Pinto o Sporting passou a jogar muito mais na "retranca" mas cada um joga com as armas que tem , e Sá Pinto jogou inteligentemente com as que dispunha.
O grande falhanço de Sá Pinto, foi sem duvida a final da Taça onde estranhamente ao contrario do que era imagem de marca da equipa, ouve falta de entrega, de raça por parte do jogadores.

Em jeito de conclusão dizer que concordei com a aposta em Domingos, assim como concordei com a sua saída e a entrada de Sá Pinto.Mas merece Sá Pinto oportunidade de começar a nova época em Alvalade? Claramente que sim, merece começar do 0, mas com que lhe sejam proporcionadas condições por Freitas e Duque para em 90%  dos jogos do Sporting apresentar uma equipa que possa jogar em ataque continuado a maioria do jogo!

Sem comentários: