terça-feira, 28 de agosto de 2012

A questão central

Muitos não conseguem dissociar o Sá Pinto sportinguista do Sá Pinto treinador que pode ou não levar o Sporting ao sucesso.É apenas este Sá Pinto que temos que julgar e analisar, o seu valor como treinador.
Como tal deixou bem vincadas na ultima época as suas capacidades no que a nível motivacional diz respeito, levando o Sporting a um bom final de época, jogando sempre mais com o coração do que com a cabeça, a exceçao foi o apagao motivacional que assistimos no Jamor.
Agora e com o tempo a seu favor, Sá Pinto teve tempo para construir uma equipa no seu todo, uma equipa que exiba muita mais que uma grande motivação.
No rigor defensivo as coisas parecem no bom caminho, alias, rigor que a equipa ja apresentava na ultima epoca, mas que agora com melhores jogadores mais fácil será aplicar.Quando falo em melhores jogadores falo na dupla de centrais e em Cedric que ja vem mostrando que o Sporting so teve a ganhar com a sua "troca"por J.Pereira.
Do meio campo para a frente é que começam os os grandes problemas de Sá Pinto.Sem olhar a nomes, e as constantes trocas que faz sobretudo nas posições 8 e 10', o resultado parece ser sempre o mesmo.Adrien era um bom "10" na Académica mas nunca o vai ser no Sporting, numa equipa que tem que assumir o jogo em 90% dos jogos que faz, e sim um excelente 8, mas ai temos Elias.Elias que parece sempre perdido em campo, sem um papel defenido, ora aqui, ora ali, onde haja fogo para apagar.Assim se consegue anular o que de melhor se pode tirar destes 2 jogadores.Facilmente chegamos a conclusão que a não ser que Elias jogue a trinco, Adrien e Elias juntos não tem lugar neste meio campo na maioria dos jogos, e muito do mesmo..Mas potenciar Elias a trinco não será mau aproveitamento da suas capacidades? Sim pode ser, mas deixar Adrien de fora é uma grande perda para a equipa...
Esta é apenas uma das equações de Sá Pinto para este Sporting, onde uma da soluções pode ser uma aposta clara em Labyad como 10, deixando 2 vagas atrás para disputar entre Gelson, Elias, Schaars, Adrien, A.Martins e Rinaudo.Dificil escolha, mas ninguém se pode queixar por ter qualidade a mais, tem sim de se mostrar competência para a gerir e muita convicção nas próprias ideias.A solução também poderá passar por uma aposta em 2 avançados, mas só agora chegou Viola.
E aqui esta outro grande problema, só agora chegou Viola e nem tão pouco é jogador de área, como o próprio diz, é imprescindível ao ao Sporting a vinda de mais um ponta de lança, forte no jogo aéreo, para dar seguimento aos muitos cruzamentos que os alas e laterais conseguem fazer.

Sem comentários: