domingo, 11 de setembro de 2011

Teorias tácticas... Obrigação de ganhar, o dever de golear.


Nota-se que Domingos ainda continua a toa no que diz respeito qual a táctica e os jogadores que pode escolher, claro que condicionado pelos muitos problemas físicos que assolam o plantel e pelas chegadas tardias de Elias e Insua por exemplo.
Agora as lesões estão a deixar o plantel, e os que cá  estão  são o que vão contar pelo menos ate Janeiro.
Começando pela táctica, vou dar um exemplo daquilo que o Sporting nunca pode fazer, e tem feito.O besiktas treinado por Carvalhal ah umas semanas goleou um mija na escada qualquer num jogo da liga Europa, com Manuel Fernandes a trinco, Guti como n10, 2 extremos e 2 avançados.Quero com isto dizer que um clube como o Sporting não pode nunca entrar em campo contra adversários como os que tem enfrentado com um meio campo com por exemplo Rinaudo, Santos e Schaars ou Elias.O Sporting tem quase sempre que adoptar uma postura ofensiva, aceita-se que ate possa jogar com um meio campo reforçado perante outros grandes mas nunca contra clubes como o Olhanense ou o Beira Mar.
Com o plantel que domingos tem a disposição penso que a melhor defesa possível será sem duvida Patricio na baliza, Pereira e Insua nas laterais e o americano e Rodriguez como centrais, sendo Polga a 1 opção.
Do meio campo para a a frente Domingos tem 2 hipóteses, ou 3 no meio campo e 3 na frente, ou um clássico 4-4-2.Na 1 opção a melhor escolha tem de recair em Rinaudo como médio defensivo, e como médios interiores Izmailov e Elias, com larga margem para ambos subirem no ataque.Penso que na coordenação destes 3 elementos pode estar a mais valia deste plantel.Na frente em condições física Jeffren e titular de caras numa das alas e Capel na outra, Van Wolfswinkel a ponta de lança.Mas este e um esquema que pode muitas vezes não funcionar, e ai teriam de vir 2 avançados, Rubio ou Bonjinov no apoio ao holandês, e aqui teria que haver um sacrificado e mudar a táctica a meio campo.Rinaudo é indiscutível como pivô defensivo, depois é tudo uma questão de ver no momento quem rende menos a equipa e que táctica pode interessar, mas se o 4-4-2 clássico for a opção principal? Ai teria que ser Rinaudo e Elias ao centro,Izmailov na direita e quem estiver melhor na esquerda.
E perguntam vocês, e o Matias?O Scharrs? O A. Santos? Sim eu sei que são bons jogadores, mas estas são as minhas opções, que nada são mais que um desvaneio, mas que se fosse eu no lugar de Domingos tomaria, com convicção, numa táctica e num 11 ideal, esse é o primeiro passo para construir uma equipa, esta na hora de Domingos parar de experimentar e tomar claramente as suas opções com convicção, e sempre tendo em mente que esta no Sporting, e não no Braga, ah procura duma qualquer oportunidade para poder marcar um golito e ganhar por 1 a 0, esta em Alvalade, onde o futebol ofensivo é uma exigência.
Contra equipas como as que o Sporting tem jogado, o Sporting tinha obrigação de ganhar e o dever de golear!

3 comentários:

Sporting_ao_Ataque disse...

Boa tarde

Concordo com esta análise, temos de entrar com um médio mais atacantes, o Sporting tem de entrar para ganhar.

Venho também por este meio solicitar uma troca de links entre os blogs. Em caso de aceitação agradecia que me comunicasse via e-mail ou comentário. Obrigado

Saudações Leoninas

Sporting_ao_Ataque

http://sportingaoataque.blogspot.com/

Anónimo disse...

queres fazer troca de links?

responde no meu blogger.

http://amordeleao.blogspot.com/

Sporting_ao_Ataque disse...

O seu blog também já está linkado.

SL